Rádio segue presente no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles, aponta pesquisa Crédito: Brasil 61 Foto: Reprodução

Mesmo em uma era dominada por vídeos verticais curtos nas redes sociais, o rádio continua marcando presença na vida de 79% dos brasileiros que vivem nas metrópoles. O dado é do 48º Data Stories – Inside Audio 2025, realizado pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa aponta ainda que 92% dos brasileiros ouviram algum tipo de conteúdo em áudio nos últimos 30 dias, seja rádio, música, streaming ou podcast.

Mais do que som: rádio transmite informação, emoção e companhia

O estudo mostra que o rádio vai além da experiência sonora: 60% dos ouvintes associam o meio à informação, 54% à emoção, 36% à diversão e 29% ao companheirismo.

Força do rádio

Entre os ouvintes, a escuta diária de rádio chega a quase 4 horas, consolidando-o como um dos meios mais presentes e influentes na rotina brasileira. No Rio de Janeiro, o consumo diário ultrapassa 4h15min. Entre as capitais, Belo Horizonte lidera com 87% de audiência, seguida por Porto Alegre e Goiânia (84% cada) e Florianópolis (82%).

O estudo também revela que o rádio não se limita às transmissões AM/FM, que representam 70% da audiência. O consumo de conteúdo de rádio chega a 33% via YouTube e 16% por serviços de streaming de áudio. Além disso, os brasileiros também acompanham programas pelo app e pelas redes sociais das emissoras. Mais da metade dos entrevistados destacam o acesso sob demanda e a variedade de conteúdos como principais vantagens do áudio online.

Publicidade em áudio

O levantamento mostra que 56% dos ouvintes prestam atenção aos anúncios em rádios e gostam do formato das propagandas. Quase metade (46%) já comprou ou pesquisou produtos ou serviços após ouvir um anúncio em áudio.

Podcasts e streaming

Sobre podcasts, 50% dos ouvintes de rádio afirmam ter ouvido ou baixado episódios nos últimos três meses. Já 60% utilizam serviços de streaming de música. A pesquisa reforça que podcasts e streaming ampliam as possibilidades de conexão, consolidando o papel estratégico do áudio.