O ruidoso processo de plágio contra Miley Cyrus por música de Bruno Mars; Crédito: Veja. Foto: Divulgação/Redes Sociais.
Miley Cyrus está sendo processada por supostamente plagiar trechos da música When I Was Your Man, de 2013, gravada por Bruno Mars. O processo foi aberto na segunda-feira, 16, em Los Angeles, pela empresa Tempo Music Investments, que alega exploração não autorizada da canção.
O processo lista ainda os coautores Gregory Hein e Michael Pollack, a Sony Music Publishing, Apple, Target, Walmet e outras empresas acusadas de distribuir a faixa. Bruno Mars, no entanto, não foi citado.Na ação, a empresa alega que “qualquer fã de When I Was Your Man, de Bruno Mars, sabe que Flowers, de Miley Cyrus, não alcançou todo esse sucesso sozinha. Flowers duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos de When I Was Your Man, incluindo o design do tom melódico e a sequência do verso, a linha de baixo de conexão, certos compassos do refrão, certos elementos musicais teatrais, elementos líricos e progressões de acordes específicas”.
O processo continua: “É inegável, com base na combinação e no número de similaridades entre as duas gravações, que Flowers não existiria sem When I Was Your Man. Com Flowers, Cyrus, Hein e Pollack criaram um trabalho derivado de When I Was Your Man sem autorização”, diz um trecho do processo.
A música de Cyrus foi um tremendo sucesso, rendendo um Grammy este ano de melhor performance solo pop e ocupou durante oito semanas o primeiro lugar das paradas musicais nos Estados Unidos e dez semanas no Reino Unido.